segunda-feira, 22 de abril de 2019

tem certeza que a Bíblia diz isso?

Lendo a Bíblia e ouvindo os pregadores percebe-se que muitas coisas que eles falam, às vezes de maneira emocionada, convicta, são, na realidade, frutos da tradição oral, ou frutos da imaginação deles, mas não da Palavra Escrita.




Existem no meio evangélico, ensinamentos que são transmitidos há muito, repetidos por gerações de mestres, recebidos por tradição, os quais jamais foram analisados com o cuidado necessário, à luz das Escrituras.
Tente responder as perguntas antes de ler as respostas

Qual a diferença entre o crente e o diabo?

Muito se ouvi dizer que até o diabo é crente, essa afirmação é confirmada em Tiago 2:19. Mas muitos quando pregam costumam aumentar a afirmação dizendo: "Crente até o diabo é, mas ele não obedece". Essa afirmação não condiz com:

Pois ide, ordenou-lhes Jesus. E eles, saindo, passaram para os porcos; e eis que toda a manada se precipitou, despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, e nas águas pereceram. (Mateus 8:32)

Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai deste homem. O demônio, depois de o ter lançado por terra no meio de todos, saiu dele sem lhe fazer mal. (Lucas 4:35 )


Estas entre outras passagens deixam claro a obediência do diabo. Então surge a pergunta: Se o diabo crendo e também obedecendo a autoridade de Deus, então qual a diferença entre o crente e o diabo? No meu ponto de vista a diferença é que enquanto o cristão é instruído por Jesus a amar uns aos outros com Ele nos amou, o diabo só sabe odiar tanto a Deus como aos homens.


Maria Madelena foi uma prostituta?
Quando se prega sobre alguém que tenha sido prostituta na bíblia, um dos primeiros nomes que vem a mente é "Maria Madelena", e muitas vezes ouvi pessoas pregando desta forma. Mas onde está escrito que Maria Madalena foi prostituta? Tudo o que a bíblia diz sobre ela é que foi liberta por Jesus de sete demônios:

Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios. (Marcos 16:9)

Não há nenhum versículo bíblico afirmando que Maria Madalena tenha sido prostituta.


Quem lavou os pés de Jesus?
Alguns costumam até dizer que Madalena era a prostituta que lavou os pés do Senhor. Mas João deixa bem claro que aquela era a Maria irmã de Lázaro: 

Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta. Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor e lhe enxugou os pés com os seus cabelos. (João 11:1-2)


Quando foi que Paulo caiu do cavalo?
Quantas vezes já ouvimos pregações citando o momento em que Paulo teria caído do cavalo quando teve um encontro com Jesus. Mas onde está escrito que Paulo estava viajando em um cavalo? Em Atos 9 Lucas diz apenas que "Saulo" caiu por terra. Poderia estar a pé ou quem sabe num camelo ou jumento sei lá. Mas afirmar que ele tenha caído de um cavalo é dar um tiro no escuro.



Quantos Magos visitaram Jesus?
Mateus deixou registrado no capítulo 2 que Jesus recebeu a visita de magos vindo do oriente, quem eram eles? Gaspar, Baltazar e Belquior. Isso é o que a tradição católica diz, mas a bíblia não diz o nome nem quantos eram, nem que eles eram reis, nem mesmo que se encontraram com Jesus na manjedoura, pois quando o encontraram, Ele já tinha dois anos.





Entre as dez virgens, quantas dormiram e quantas ficaram acordadas?
Muitos quando se referem à parábola das dez virgens, chamam as virgens néscias de "virgens dorminhocas". Falando sobre as virgens sábias dizem que elas foram aquelas que ficaram despertas à espera do noivo. Isto porém, decorre simplesmente, da leitura superficial que fazem da Bíblia, pois o texto sagrado mostra que o caso foi bem diferente disto. Leia:

"E, tardando o noivo, foram TODAS tomadas de sono, e ADORMECERAM". (Mateus 25:5)


Onde a baleia vomitou Jonas?
Muitos afirmam que o peixe que engoliu Jonas vomitou-o "na praia de Nínive". Dizem também que o povo de Nínive contemplou este espetáculo insólito e, como adoravam ao Deus-peixe imediatamente aceitaram a mensagem de Jonas. Lendo a própria narrativa bíblica, você vai descobrir que tais afirmações não têm qualquer fundamento, por causa dos fatos simples a seguir:

Jonas estava no ventre de um peixe no Mar Mediterrâneo, chamado pelos povos da Antigüidade bíblica de "Mar Grande". Nínive encontrava-se muitos quilômetros para o interior da Assíria, às margens do rio Tigre (veja este mapa), o qual  não tem qualquer comunicação com o mar no qual Jonas e o peixe estavam. Logo depois que Jonas foi vomitado na praia, Deus falou novamente com ele e afirmou algo que só podia ser falado a alguém que tivesse de caminhar bastante, o que realmente aconteceu. Veja os textos e as ênfases:

"E veio a palavra do Senhor SEGUNDA VEZ a Jonas, dizendo: Levanta-te, E VAI (quem vai a algum lugar é porque ainda não está no tal lugar) à grande cidade de Nínive (a descrição demonstra que Jonas ainda nem tinha visto a cidade) e prega contra ela a pregação que eu te disse. E levantou-se Jonas, E FOI A NINIVE (é claro que ainda não estava nela), segundo a palavra do Senhor..." (Jonas3:1-3).

Mais um detalhe, a bíblia não diz que era uma baleia, mas sim um "peixe grande"


O enfermo junto ao poço de Betesda estava paralítico a quanto tempo?
O título que vem antes do Capítulo 5 do quarto evangelho é o seguinte: "Cura dum paralítico de Betesda". Este título não está correto pois em nenhuma parte do texto encontramos o termo"paralítico". Parece até que nem havia paralíticos ali.

O versículo 3 diz que ali "jazia grande multidão de enfermos; cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento das águas. Vamos acompanhar a leitura dos versículos 5 a 7:

"E estava ali um homem que havia trinta e oito anos se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me meta no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim".

Ora, se ele era paralítico como afirmou isto: "enquanto eu vou"? A realidade é que ele era apenas um homem enfermo e fraco. Não era paralítico. Talvez você pense que não existe importância em corrigir-se tais erros, porque não importa se ele era paralítico ou tinha qualquer outra enfermidade. Mas, importa e muito, porque ao falarmos das coisas de Deus temos que ser precisos em tudo, em cada detalhe, para evitarmos erros maiores.


Adaptação com trechos do livro:
O que a Bíblia NÃO DIZ ...mas muitos pregadores e mestres dizem!
Paulo de Aragão Lins



_____________________



"Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus."
Mateus 22:29

15 comentários:

  1. Ola Leo estou viajando e passei para dar uma olhada e vi a sua bela postagem, e muito verdadeira! (quando chegar vou responder suas postagens todas ok?)
    São pequenos detalhes nas Escrituras que valem muito quando examinados corretamente.
    Não foi em vão que nosso mestre Yahshuah disse...Examinais as Escrituras...examinar elas é fundamental... se os lideres tivessem examindao bem e diligentemnte nunca teria criado a teoria do...arrebatamento secreto...coisa que nunca existiu nas escrituras...entra tantas outras que acabaram por levar a crença evangelica a uma irreparavel apostasia!
    shalom e Yahshuah o unico ome que salva!!!

    ResponderExcluir
  2. Jesus é o caminho para Nosso Pai celestial e os pastores são o que cobram o pedágio para que os crentes chegem até ao Pai

    ResponderExcluir
  3. Alguns cobram,você paga se quiser...

    ResponderExcluir
  4. Essas afirmações são decorrentes da falta de examinarem atentamente as Escrituras. São poucos hoje que, a exemplo dos crentes de Beréia, que tudo que ouviam iam ver se condizia com o que estava Escrito. Daí as heresias estarem imperando cada vez mais nas igrejas.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, caso tope parceria, podemos conversar.
    Abs
    Georges

    ResponderExcluir
  6. Se é verdade que Deus está em todo lugar, para que ir num templo de pedra para encontrá-Lo???

    Posso encontrar o Todo-Poderoso em qualquer lugar, sem teatrinhos ou encenações!!!

    E antes que digam que precisa ser "dois ou mais, reunidos em Seu nome", penso que eu mais o Todo-Poderoso (2) já atende à "matemática bíblica"....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se até Jesus que é Deus ,adorava a Deus no templo de salomão,como era de costume aos sabados...
      Porque você, um simples pecador iria obter augo de Deus fazendo da tua maneira?

      Excluir
  7. Boa noite, descobri esse blog a pouco tempo, gosto muito de estudar a Biblia e lendo esse artigo encontrei algo que talvez o irmao se enganou ao posta-lo quando narra a historia de Jonas e ao termino menciona que a Biblia nao fala de uma baleia e sim de um grande peixe. De fato, na historia original nao e mencionado a especie do peixe, mas Jesus mesmo no novo testamento afirma que foi mesmo uma baleia, (Mateus 12:40)agora se ELE falou, esta dito!!!
    Abracos

    ResponderExcluir
  8. A expressão hebraica traduzidas por algumas versões como "baleia", significa no original: "Grande monstro marinho". A palavra grega não significa "baleia", mas "criatura marítima", isto é, algum grande peixe. Esse grande peixe é cuidadosamente distinguido da "serpente" sinistra do mar (Am 9:3) - também chamada "Leviatã" (Is 27:1) - E do "monstro das profundezas". (Jó 7:12; Sl 74:13; Ez 32:2)

    Isso não significa que o grande peixe que engoliu Jonas não foi uma baleia.

    ResponderExcluir
  9. Tirando o primeiro, que escreve sobre o diabo e dá exemplo de demônios, concordo.Vemos o diabo desobedecendo várias vezes.
    Ele realmente não tem prazer na obediência a Deus, mas isso nem os ímpios tem.
    Porém, se Deus dá ordem, ninguém pode desobedecer, a menos que Ele permita,com propósito.
    Parabéns, e que continuemos a valorizar a verdade bíblica.

    ResponderExcluir
  10. a questão aí não é conhecimento bíblico, mas ignorância mesmo.
    Não vale apena...

    ResponderExcluir
  11. Querido irmão,Paz do Senhor! em Mateus capitulo 2 ves 11, vimos a bíblia afirmar que os magos viram Jesus. Mas mesmo assim o irmão esta de Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Sobre Jonas tem sim algumas versões q fala q foi uma baleia

    ResponderExcluir
  13. As reported by Stanford Medical, It is in fact the SINGLE reason this country's women live 10 years more and weigh on average 42 pounds less than we do.

    (And by the way, it has totally NOTHING to do with genetics or some secret diet and EVERYTHING to do with "how" they eat.)

    P.S, I said "HOW", not "WHAT"...

    Click this link to uncover if this short test can help you decipher your true weight loss possibility

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.