quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O que é apostasia

Apostasia (em grego antigo απόστασις [apóstasis], "estar longe de") não se refere a um mero desvio ou um afastamento em relação à sua fé e à prática religiosa. Tem o sentido de um afastamento definitivo e deliberado de alguma coisa, uma renúncia de sua anterior fé ou doutrinação. Pode manifestar-se abertamente ou de modo oculto.


Dependendo de cada religião, um apóstata, afastado do grupo religioso no qual era membro, pode ser vitima de preconceito, intolerância, difamação e calúnia por parte dos demais membros ativos. Um caso extremo, é aplicação da pena de morte para apóstatas na religião islâmica em países muçulmanos, como por exemplo, na Arábia Saudita e Irã

Apostasia da Fé Cristã

Apostasia da Fé Cristã, ou seja, do Cristianismo primitivo, na óptica das diversas religiões cristãs, é controverso. Existe uma notória diferença entre apostasia da Fé Cristã e apostasia de uma determinada organização religiosa.

As igrejas cristãs trinitarianas, consideram apostasia o afastamento do fiel do seio da igreja invisível, igreja católica, para abraçar ensinos contrários aos fundamentos bíblicos, o que é denominado heresia. Para os trinitarianos, após conhecer o evangelho e estar envolvido com a Palavra Sagrada, para depois negar que a salvação vem de Jesus como único e suficiente salvador é apostatar do ensino mais básico do cristianismo. Este tipo de apostasia é considerado extrema ingratidão e ponto central entre todas as igrejas trinitarianas.


Apostasia nas Testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová consideram como sendo apostasia um membro batizado e conhecedor da doutrina que sai da organização e distorce o ensino e a persegue, efetuando uma verdadeira oposição a Jeová. Afirmam que, embora alguns apóstatas professam conhecer e servir a Deus, desprezam os ensinamentos e as orientações Dele, contidas na Bíblia. Ou então, que afirmam crer na Bíblia, mas rejeitam que Deus tenha uma organização terrestre.

Para as Testemunhas de Jeová, casos de apostasia se assemelham ao citado na passagem bíblica de 2 Timóteo 2:16-18: "Esquiva-te dos falatórios vãos que violam o que é santo; porque passarão a impiedade cada vez maior e a palavra deles se espalhará como gangrena. Himeneu e Fileto são desses. Estes mesmos se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já ocorreu [conforme escrito aqui, Himeneu e Fileto estavam ensinando algo contrário ao que a Bíblia ensinava]; e estão subvertendo a fé que alguns têm".

Apostasia no Catolicismo Romano

Segundo o Código de Direito Canônico de 1983 e atualizado em 2009, apostasia é o repúdio total à fé cristã, que difere do cisma que é a recusa em submeter-se à autoridade do Papa ou à comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos. Ainda segundo o Código de Direito Canónico, o apóstata da fé incorre em excomunhão latae sententiae, isto é, aquela em que o fiel incorre no exato momento em que apostata.

Apostasia no Cristianismo Protestante

É todo aquele que deixa por algum motivo de ir a igreja perpetuamente ou nega que Jesus Cristo é Deus e ao mesmo tempo o Salvador da Humanidade e que não existe outro mediador entre Deus e os Homens a não ser Jesus Cristo.


Fonte: wikipédia


Leia também: apostasia dos dias atuais


Um comentário:

  1. Olá irmãos,
    na encontrei o banner do Doa a quem Doer, de modo que pergunto se ainda querem a parceria/troca de banners.
    Abçs
    Georges
    meu e-mail: georges.e.alves@gmail.com
    endereço do blog: http://doa-a-quem-doer.blogspot.com.br/p/blogs-e-sites-parceiros.html

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.